Na segunda-feira (14), o Ministério da Saúde realizou webinário para apresentar as evidências científicas atuais discutidas durante a Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (Croi 2025), na Califórnia (EUA). O objetivo foi qualificar a abordagem clínica e terapêutica às pessoas vivendo com HIV ou aids. O evento reuniu profissionais da saúde que realizam assistência, participantes de organizações da sociedade civil (OSC) e pessoas que vivem com HIV ou aids.
Durante a abertura, o coordenador-geral de Vigilância de HIV e aids (CGHA) do Departamento e HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi/SVSA/MS), Artur Kalichman, afirmou que acesso à Conferência é restrito, devido à distância e ao custo, e, por isso, iniciativas como essa que buscam ampliar o conhecimento compartilhado no Croi são muito importantes.
“Esse é um momento para repassarmos as novidades do Croi, seja do ponto de visto científico, da aplicação clínica do uso de novos medicamentos e estratégias de tratamento e prevenção, seja inclusive da questão programática”, afirma o coordenador.
O evento contou com debate de representantes do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP) – Silvia Aloia e da Articulação Nacional de Aids (Anaids), Eduardo Barbosa que enfatizaram os desafios das pessoas que vivem com HIV ou aids e da importância do cuidado multidisciplinar. Além disso, o médico infectologista do Hospital das Clinicas da Universidade de São Paulo (HC/USP), Álvaro Furtado, palestrou a respeito do risco cardiovascular e ganho de peso em pessoas vivendo com HIV ou aids.
Por sua vez, o coordenador do Comitê de Micobactérias da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Olavo Henrique Munhoz Leite, abordou a coinfecção de HIV e tuberculose e apresentou atualizações sobre o climatério — período de transição em que pessoa passa da
fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa — em mulheres vivendo com HIV ou aids. A mpox também foi tema de palestra pela médica infectologista do Instituo Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Mayara Secco.
No dia 23 de abril haverá a segunda parte do evento. Para participar, acesso a página de webinar do Ministério da Saúde.
Ministério da Saúde