História Hoje: dicionário adota o nome "Pelé" como adjetivo

O Vale do Capão, na Chapada Diamantina, recebe nesta sexta e sábado o Festival Guisado de Saberes, Cozinha e Cultura. O evento reúne pratos regionais e contemporâneos, resultado de cursos de culinária que capacitaram mulheres e jovens negros da comunidade. Além de valorizar a culinária local, o festival promove a  inclusão social e o empreendedorismo.

A idealizadora Poliana dos Anjos lembra que 30 estudantes participaram dos cursos gratuitos oferecidos entre julho e outubro, aprendendo desde técnicas de panificação até gastronomia vegana, promovendo novas oportunidades e fortalecendo a economia local.

“Quem vier aqui vai participar de uma grande celebração, né? E essa celebração vai ter uma grande feira gastronômica com produtos vendidos por essas mulheres que participaram desse projeto com a gente. Quando pensamos no tamanho da região, percebemos que isso fortalece a economia local como um todo, não só na parte da culinária, mas movimenta todos que estão envolvidos aqui na comunidade.”

O festival também traz atrações culturais, com apresentações de dança afro, circo e música ao vivo.

“No primeiro dia, teremos uma banda maravilhosa do Recôncavo que traz a tradição do samba chula, além da grande mestre Josiane, que realiza um lindo trabalho de projetos sociais em Camaçari e também na cozinha. Vamos trazer uma banda de mulheres daqui do Vale do Capão, além de um grupo chamado Grupo Corcovado, que é de uma comunidade próxima a Seabra, na região da Chapada Diamantina.”

E no outro dia, teremos atrações circenses do Circo do Capão, apresentações de break, teatro, uma DJ maravilhosa de Salvador, a DJ Preta, e uma banda chamada Os Canibais encerrando a nossa celebração.”

O Festival Guisado de Saberes, Cozinha e Cultura acontece nesta sexta e sábado, a partir das 16h, na Vila do Vale do Capão, na Chapada Diamantina. O evento é gratuito.


SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *