O mês de novembro de 2025 será marcado por três feriados nacionais fixos no Brasil, que caem nos dias 2, 15 e 20. O primeiro deles é o Dia de Finados no dia 2, uma data dedicada à memória e à visitação dos entes queridos falecidos, que neste ano cairá em um domingo.
Em 15 de novembro, um sábado, o país recorda a Proclamação da República de 1889, evento que substituiu o regime monárquico pelo republicano.
O calendário também destaca, no dia 20, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, um feriado que, a partir de 2023, é válido em todo o território nacional. Caindo numa quinta-feira em 2025, este é considerado o último “feriadão” do ano antes das festas de fim de ano.
VEJA TAMBÉM:
- Descubra qual capital brasileira tem mais feriados
- Sindicado poderá “decidir” se comércio abre nos feriados
15 de Novembro: a República no Brasil
A Proclamação da República foi o evento histórico que transformou o Brasil monarquia em sistema republicano. O fato ocorreu em 15 de novembro de 1889 no Rio de Janeiro, então capital do país, com a aglomeração de tropas no Campo do Santana.
A mudança, considerada um golpe articulado, foi liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que se tornou o primeiro presidente do país. O movimento foi impulsionado pela insatisfação de diversos grupos que exigiam melhorias na carreira e no direito de manifestação política.
A crise da monarquia, agravada pelo abolicionismo e pela influência de ideais positivistas, culminou na derrubada do gabinete ministerial e na expulsão da família real.
Datas comemorativas e feriados de novembro de 2025
Novembro possui um calendário extenso, com datas que promovem a reflexão sobre temas sociais, científicos e históricos. Confira:
1 de novembro
- Dia de Todos os Santos: uma homenagem aos santos que não possuem uma data específica de comemoração. Essa tradição remonta ao século IV.
2 de novembro
- Finados (Feriado nacional): dedicado aos entes queridos falecidos, sendo um dia marcado pela ida das pessoas aos cemitérios para deixar flores e rezar.
3 de novembro
- Dia da instituição do direito de voto da mulher no Brasil: as mulheres tiveram o direito de votar pela primeira vez em 1930, embora inicialmente houvesse restrições que foram retiradas em 1934.
5 de novembro
- Dia Nacional da Língua Portuguesa: escolhido para homenagear Rui Barbosa, em virtude de sua dedicação ao idioma, o quinto mais falado no mundo;
7 de novembro
- Dia do Radialista: comemora a importância desse profissional da comunicação e homenageia Ary Barroso, radialista e músico brasileiro nascido nesta data.
8 de novembro
- Dia do Radiologista: recorda a importância do profissional que realiza radiografias. A data marca o dia em 1895 em que o físico Wilhehm Conrad Roentgen iniciou os experimentos que culminaram na descoberta do Raio-x.
10 de novembro
- Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento: visa mobilizar as pessoas sobre o tema ciência e seus avanços em prol da paz;
- Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez: busca conscientizar sobre as dificuldades enfrentadas pela população com deficiência auditiva.
12 de novembro
- Dia Nacional do Inventor: data que recorda o voo de 220 metros alcançado pelo “14 Bis” de Santos Dumont em 1906, após aperfeiçoamentos em sua invenção;
- Dia do Diretor de Escola: uma homenagem aos profissionais responsáveis pela gestão administrativa e pedagógica das instituições de ensino.
14 de novembro
- Dia Nacional da Alfabetização: que recorda a criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 1930. A data busca conscientizar sobre a importância de condições adequadas de alfabetização.
15 de novembro
- Proclamação da República (Feriado nacional): celebra a substituição do regime monárquico pelo republicano em 1889.
16 de novembro
- Dia Nacional da Amazônia Azul: comemora o território marítimo brasileiro e incentiva a reflexão sobre sua preservação e uso sustentável.
18 de novembro
- Dia do Conselheiro Tutelar: presta homenagem a esses profissionais que garantem que crianças e adolescentes não vivam em condições de risco e prestam aconselhamento aos pais.
19 de novembro
- Dia da Bandeira: comemora a oficialização do símbolo nacional, criado dias após a Proclamação da República, contendo estrelas que representam o Cruzeiro do Sul;
- Dia Internacional do Homem: visa refletir sobre a saúde e o bem-estar masculinos, com apoio da ONU.
20 de novembro
- Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (Feriado nacional): homenagem a Zumbi dos Palmares, que recorda o dia de seu assassinato e valoriza a cultura negra.
22 de novembro
- Dia do Músico: também é o dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos.
- Dia Nacional de Combate a Dengue: incentiva a mobilização para combater o mosquito transmissor da doença – data móvel, penúltimo sábado de novembro em 2025.
23 de novembro
- Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil: tem entre seus objetivos estimular ações preventivas e promover a discussão sobre políticas de atenção a crianças e adolescentes com câncer.
25 de novembro
- Dia do Doador Voluntário de Sangue: uma comemoração de agradecimento aos doadores. A data também visa conquistar novos doadores em um período em que os estoques de sangue geralmente ficam mais baixos.
27 de novembro
- Dia Nacional de Combate ao Câncer: criado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) para informar sobre a doença (tipos, tratamentos, diagnóstico e prevenção), que é a segunda que mais mata.
28 de novembro
- Black Friday: dia das grandes promoções no comércio mundial, aproveitando o movimento do feriado americano – data móvel, seguinte ao Dia de Ação de Graças em 2025.
