Consulta realizada pela Studio Pesquisas nos dias 5 e 6 de novembro com 1.008 cidadãos do Rio Grande do Sul para as eleições de 2026 para o governo do estado, Senado Federal (duas vagas) e governo federal aponta resultados complexos tanto para a esquerda como para a direita e extrema direita em razão da margem de erro de, no máximo, 3,1% para mais ou para menos, num intervalo de confiança de 95%. Os indecisos ainda são a grande maioria. Os registros das pesquisas no Tribunal Regional Eleitoral/RS só podem ser feitos a partir de 1º de janeiro, ano da eleição.
Para o Piratini, Luciano Zucco, deputado federal do PL, tem 18,7%, Edegar Pretto (PT) 15,6%, Juliana Brizola (PDT) 13,8%, Gabriel Souza (MDB) 5,7%, Covatti Filho (PP) 3,6%, Marcelo Maranata (PSDB) 1,8%, Branco/Nulo 12,6%, Indecisos 28,4%.
Os resultados deste levantamento amostral probabilístico estratificado foram feitos por cotas de sexo, idade, escolaridade e região. O responsável técnico é Roberto Garcia, especialista em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
As entrevistas foram realizadas por telefone, por meio de ligações automatizadas para aparelhos fixos e celulares (sistema URA – Unidade de Resposta Audível – reversa) com base em questionário estruturado. Foram entrevistados eleitores de todas as regiões do estado*.
Para o Senado Federal, onde as eleições marcam a eleição de dois candidatos, a pergunta apresentada na pesquisa era a seguinte: Se a eleição para senador do RS fosse hoje e os candidatos fossem esses, em quem você votaria? E para quem você daria o seu 2° voto? O total das duas opções apresentou os seguintes resultados: O atual governador, Eduardo Leite (PSD) teria uma vaga com 40,9% das intenções de voto e a outra seria de Marcel Van Hattem com 34,9% – distante dos outros proponentes ao cargo, inclusive pela margem de erro. Luiz Carlos Heinze (PP) 29,2%, Manuela D’Avila (sem partido) 28,2%, Paulo Pimenta (PT) 20,5%, Sanderson (PL) 7%. Branco/Nulo 3,6%, Indecisos 29,8% ainda predominam.
Para a Presidência da República, Lula (PT) lidera com relativa folga de 32,7%. Logo a seguir está Tarcísio de Freitas (Republicanos, governador de São Paulo) com 25,8%. Ratinho Júnior (PSD, governador do Paraná) 8,3%, Romeu Zema (Novo, governador de Minas Gerais) 5,6%, Ronaldo Caiado (União Brasil, governador Goiás) 2,5%. Branco e Nulo somam 13,6% e Indecisos 13,5%. Neste caso, há menos indecisos. A maioria já decidiu o seu voto pela pesquisa.
Forma de administrar
Com relação aos nomes e a forma de administrar, Lula tem aprovação de 38,2% dos gaúchos, reprovação de 51,8%, não sabe 10%. Tarcísio tem 27,8% de aprovação e 65,8% de reprovação e 6,9% não sabe. Ratinho conta com 26,2% de aprovação, 59,5% de reprovação, 14,3% nada sabem. Zema tem 33,9% de aprovação, 57,1% de reprovação e 8,9% não sabem. Caiado tem maior aprovação: 48%, mas a reprovação também é de 48% e 4% não sabem.
Análise
O responsável técnico pela mostra Roberto Garcia diz que o levantamento que a Studio Pesquisas realizou no RS é um dos primeiros ocorridos após a revelação dos desacertos familiares acerca dos cuidados da avó da postulante ao Palácio Piratini Juliana Brizola, do PDT. Um dos temas de interesse, portanto, é avaliar o impacto do ocorrido nos índices de intenção de voto da neta de Leonel Brizola.
Para ele, no campo da direita havia uma expectativa do reflexo da condenação de Jair Bolsonaro sobre as candidaturas claramente identificadas com o ex-presidente para a Presidência da República, para o governo do estado e para o Senado Federal. Entre a base de sustentação do governo Eduardo Leite, a atenção estava voltada para o desempenho do vice-governador Gabriel Souza.
Conforme o sociólogo, esta é a primeira pesquisa que a Studio realiza nesta campanha, o que torna limitada a possibilidade de avaliação de tendência sem recorrer aos dados de pesquisas realizadas por outros institutos, método sempre sujeito a questionamento. Contudo, é forçoso reconhecer que a pedetista que liderou mais de um levantamento ao longo de 2025, chega ao final deste ano em um tríplice empate com Luciano Zucco e Edegar Pretto.
Pela direita, Luciano Zucco lidera o cenário divulgado na manhã deste sábado (8) pela Studio. No campo da centro-direita, o atual governador não demonstra preocupação com a aparente estagnação no desempenho daquela que até agora é a única alternativa para a sua sucessão.
Quem é a Studio Pesquisas
A Studio Pesquisas atua na área de opinião pública desde 1993. Neste período vem desenvolvendo e aprimorando metodologias quantitativas e qualitativas específicas, voltadas para a análise de sentimentos, expectativas, valores, atitudes e preferências de grupos de cidadãos, usuários, clientes e consumidores.
As ferramentas usadas permitem avaliar o grau de satisfação com serviços ou produtos, identificar demandas não atendidas, elementos da imagem de empresas, marcas, organizações, políticos e candidatos, avaliar o desempenho da administração pública nos seus diversos níveis, e aferir graus de popularidade, potencial eleitoral e intenção de voto em campanhas eleitorais.
A Studio presta ainda assessoria e consultoria no planejamento estratégico de prefeituras, empresas públicas e privadas, entidades e associações, ONGs, campanhas institucionais, publicitárias ou eleitorais. Oferece instrumentos de auxiliar na gestão de políticas de comunicação social, identificando as mídias mais eficazes para atingir os objetivos propostos.
A combinação de técnicas qualitativas e quantitativas, segundo a Studio, permite construir as variáveis e os indicadores mais adequados a cada finalidade. Os seus relatórios utilizam programas específicos e permitem que os resultados das pesquisas sejam analisados coletivamente por grupos de colaboradores, propiciando respostas a questões que surjam durante a própria apresentação.
Todos os detalhes da pesquisa, item por item, estão no site da Studio.
*Municípios de Canoas, Porto Alegre, Cruz Alta, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria, Novo Hamburgo, Gravataí, Passo Fundo, Cachoeirinha, São Marcos, Uruguaiana, Viamão, São Leopoldo, Bento Gonçalves, Panambi, Nova Petropólis, Rio Grande, Capão da Canoa, Esteio, Santa Cruz do Sul, Alvorada, Bagé, Canguçu, Montenegro, Nova Prata, Restinga Seca, Santo Ângelo, Sapucaia do Sul, Ijuí, Constantina, Tramandaí, Cachoeira do Sul, Estrela, Taquari, Estância Velha, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Santo Antônio da Patrulha, Três de Maio, Butiá, Eldorado do Sul, Erechim, Giruá, Itaqui, Lajeado, Pinhal, Ronda Alta, São Lourenço do Sul, Sapiranga, Teutônia, Venâncio Aires, Charqueadas, Encantado, Encruzilhada do Sul, Imbé, Lavras do Sul, Nova Esperança do Sul, Osório, Parobé, Rio Pardo, Santa Vitoria do Palmar, São Luiz Gonzaga, Taquara, Tenente Portela, Vila Nova do Sul, Arroio do Meio, Campo Bom, Candelária, Capão do Leão, Erval Seco, Faxinal do Soturno, Ivoti, Portão, São Sebastião do Caí, Três Passos, Trindade do Sul, David Canabarro, Dois Irmãos, Dom Pedrito, Farroupilha, Horizontina, Machadinho, Nova Roma do Sul, Nova Santa Rita, Paraíso do Sul, Quaraí, Santo Augusto, São Jerônimo, São João do Polêsine, São José do Norte, Três Coroas, Três Palmeiras, Triunfo, Camaquã, Cerro Branco, Guaíba, Santo Cristo, Torres, Três Arroios, Vera Cruz, Vila Flores, Caseiros, Crissiumal, Igrejinha, Jacuizinho, Montauri, Monte Alegre dos Campos, Rolante e Sagrada Família.
