Mais de 200 bonecos na folia. Essa é a expectativa da organização do Desfile dos Bonecos Gigantes que acontece em Olinda e no Recife para o Carnaval de 2026.
Do Papa Leão XIV, passando por Lady Gaga, pelo cantor João Gomes e pelo ator Wagner Moura, várias personalidades de segmentos bem distintos vão ser homenageadas com esculturas dos bonecos.
Elas se juntam a figuras que já são referência do carnaval pernambucano, como o “Homem da Meia-Noite”, a “Mulher do Meio-Dia” e o “Menino da Tarde”.
Algumas celebridades já homenageadas ganham vestuário e cabeças novas, como o boneco de Bob Marley, que celebra o regueiro jamaicano lembrando os 45 anos do seu falecimento. A arte é assinada por Guilherme Paz, da Embaixada dos Bonecos, que também é responsável por outras figuras — entre elas, ilustres pernambucanos: o cantor e compositor Chico Science e o diretor de cinema Kleber Mendonça Filho, um estreante na versão boneco de Olinda no carnaval.
Pelo seu perfil no X, Kleber levou com bom humor a homenagem e passou a usar a imagem do boneco gigante de argila e fibra de vidro como foto de perfil na rede social. O cineasta escreveu: “Não pediram autorização, acho uma esculhambação. Viramos eu e Wagner Moura boneco gigante no carnaval. Adoro”.
⏩ Veja também: Nesta semana, Sem Censura segue programação especial com escolas de samba; assista
No caso dos Bonecos da Embaixada, o empresário e produtor cultural Leandro Castro e sua esposa, Sineide Castro, criaram uma nova geração dos bonecos gigantes, junto com o trabalho do filho Guilherme. Ele conta um pouco sobre a técnica utilizada.
“Para isso, a gente criou uma nova técnica para confecção desses bonecos. A gente modela eles em argila. Com isso, conseguimos dar bastante expressão facial nesses bonecos. Depois dessa fase, é feito uma fôrma em gesso e o produto final é fibra de vidro. Com isso, os bonecos ficaram mais leve e com muito mais durabilidade”.
O cantor Péricles também teve um encontro “cara a cara” com sua versão folião gigante feita por outro artesão referência na confecção dos bonecos, o artista plástico André Vasconcelos. Péricles celebrou a homenagem.
“Minha gente, estamos aqui do lado dessa obra. Isso é um boneco de Olinda. André Vasconcelos, que é o artesão, ele faz os bonecos de Olinda. E essa imagem aqui, do Pericão, que eu tô muito feliz de representar. E vocês que vão curtir essa festa junto com a gente. É tudo para vocês”.
Onde e quando ver os bonecos
No Recife, entre os compromissos organizados pela Embaixada estão:
- A Apoteose dos Bonecos Gigantes, no Alto da Sé, na segunda-feira de carnaval, a partir de 9h;
- E o Encontro dos Bonecos Gigantes, na Praça do Arsenal, a partir de 17h, na terça de carnaval.
Já em Olinda, o 37º Desfile dos Bonecos Gigantes, coordenado pelo Mestre Silvio Botelho, acontece na terça-feira de carnaval, com concentração a partir de 9h, no Largo do Bom Sucesso.
O primeiro momento reunindo os bonecos novos e os já tradicionais está marcado para o próximo sábado pela manhã, na corrida de Bonecos Gigantes promovida pela Prefeitura de Olinda. Este ano, o evento terá dois momentos. Uma primeira corrida às 9h, na Rua de São Bento, com a inclusão de obstáculos. Ao meio-dia, os bonecos largam na principal disputa, saindo do Mercado da Ribeira.
*Com produção de Luciene Cruz
