A série é uma iniciativa da Rede de Pesquisa do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária e do Banco Central do Brasil, e visa ampliar a compreensão sobre a importância do planejamento e da gestão de risco como aliados do produtor rural.

O primeiro episódio apresenta, de forma resumida, o conceito de gestão de riscos climáticos na agricultura, que envolve o entendimento de quais são os riscos que afetam determinada cultura, a avaliação de quanto eles impactam a produção, o tratamento e os mecanismos de monitoramento e transferência de riscos.

Uma das principais ferramentas disponíveis para a gestão de riscos no Brasil, o Zarc é o tema do segundo episódio da série. Com base em estudos agroclimáticos, o zoneamento indica as épocas de plantio com menores chances de perdas devido a eventos meteorológicos adversos para mais de 40 culturas orientando, com suas avaliações de risco, programas como o Proagro e o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), duas políticas agrícolas para a gestão de riscos no País.

Os outros três vídeos da série tratam de estratégias que podem ser adotadas para prevenir ou reduzir os danos causados por eventos adversos como a seca, as temperaturas extremas e o excesso de chuva, principais responsáveis por perdas na produção agrícola do Brasil. Para cada caso, entre as diversas medidas que podem ajudar o produtor a lidar com os impactos destes eventos estão a escolha da cultura ou cultivar, a definição da melhor época de cultivo e de colheita e as boas práticas de manejo do solo.

Confira a série Gestão de Riscos Climáticos na Agricultura no YouTube da Embrapa.

Episódio 1 – Gestão de Riscos Climáticos na Agricultura

Episódio 2 – Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc)

Episódio 3 – Seca

Episódio 4 – Temperaturas extremas

Episódio 5 – Excesso de chuva



Repost

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *