O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira 11 que “talvez” converse com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em meio à crise diplomática após o anúncio das tarifas de 50% para importações de produtos brasileiros.
“Talvez eu fale com ele em algum momento, mas neste momento, não”, disse Trump, em conversa com jornalistas ao embarcar em um helicóptero na Casa Branca, antes de viagem ao estado do Texas, atingido por enchentes.
Trump deixou claro, mais uma vez, que o novo tarifaço é uma retaliação ao processo contra Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe. “Eles estão tratando o [ex] presidente Bolsonaro de uma maneira injusta. Ele é um bom homem, eu o conheço bem”, alegou.
A real intenção do magnata está clara desde a carta enviada a Lula (e apresentada publicamente) com as informações sobre as tarifas. O texto, em tom de ameaça, afirma, desde o primeiro parágrafo, que uma suposta “caça às bruxas” contra o ex-capitão deveria ser interrompida.
“Eu negociei com ele [Bolsonaro], ele era um negociador muito firme e era um homem honesto, que amava o povo do Brasil”, afirmou Trump nesta sexta.