
A lista de convidados por Donald Trump para seu ‘Conselho de Paz’ não para de crescer. Mais que isso, conta, cada vez mais, com figuras antagônicas. Entre os nomes escolhidos pelo presidente dos Estados Unidos para o clube estão, agora, os presidentes da Rússia e da Ucrânia, Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky.
O convite feito a Putin foi confirmado pelo próprio Trump, após ser perguntado por um jornalista. “Sim, ele foi convidado”.
Zelensky, por sua vez, disse ter sido chamado pelo presidente dos Estados Unidos a integrar o grupo, mas afirmou que achava “muito difícil imaginar” se juntar a Putin.
Inicialmente, a proposta de Trump previa a criação do ‘Conselho de Paz’ visando a supervisão da reconstrução da Faixa de Gaza. Entretanto, as últimas declarações e o estatuto do projeto indicam que as funções não se limitariam ao território palestino.
Além de Zelensky e Putin, os convites foram enviados a líderes de diferentes matizes ideológicas. Alguns mais alinhados a Trump, como Javier Milei, presidente da Argentina, já confirmaram participação. Houve também quem recusasse o convite, como o governo da França. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda avalia a possibilidade.
(Com informações da AFP)
