A tradicional Trezena em homenagem a Santa Dulce dos Pobres terá início no dia 1º de agosto, sexta-feira, no Largo de Roma, em Salvador. A programação se estende até o dia 13 do mesmo mês, data litúrgica da primeira santa brasileira. Organizada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), a celebração contará com missas, procissões, shows gratuitos, serviços de saúde e atividades solidárias.
Com o tema “Como Santa Dulce dos Pobres, somos peregrinos de esperança”, a abertura da festa será marcada por uma missa solene às 8h30 no Santuário Santa Dulce dos Pobres. Às 10h, acontece o hasteamento da bandeira, e, a partir das 15h, será iniciada a quermesse. A Trezena Solene será celebrada às 18h, com bênção especial das chaves de casa.
Durante os doze dias seguintes, a programação litúrgica seguirá com missas diárias pela manhã, ao meio-dia e à tarde, além da trezena às 18h, sempre seguida de bênçãos temáticas, como para enfermos, objetos religiosos, remédios e imagens da santa. As quermesses diárias também contarão com barracas de comidas típicas e atrações culturais em frente ao Santuário.
Entre os destaques da Trezena estão:
-
Vigília Virtual (2 de agosto): orações online durante toda a madrugada.
-
Procissão da Memória (3 de agosto): caminhada do Santuário até a Basílica da Conceição da Praia.
-
Procissão dos Arcos (8 de agosto): saindo da Igreja do Bonfim.
-
Procissão dos Nós (12 de agosto): com destino à Colina Sagrada.
O encerramento, no dia 13 de agosto, contará com uma programação especial desde as primeiras horas do dia. Às 5h30, a Alvorada Festiva dará início às homenagens, seguida por uma sequência de missas ao longo do dia. Às 16h, haverá show com o Padre Antônio Maria, e às 17h será celebrada uma missa campal presidida pelo cardeal Dom Sérgio da Rocha. A festa será encerrada com a Procissão Luminosa e a bênção do Santíssimo Sacramento.
Além do caráter religioso, a Trezena também terá uma dimensão social. O público poderá realizar exames de saúde gratuitos, como mamografia, tomografia, ecocardiograma e densitometria óssea. Haverá ainda arrecadação de alimentos e cadastro para novos Sócio-Protetores da Osid, que atualmente beneficia mais de 3 milhões de pessoas por ano nas áreas de saúde, educação e assistência social.
A programação completa está disponível no site www.irmadulce.org.br e nas redes sociais oficiais da Osid.