Trans(ascender): 8ª Marcha do Orgulho Trans celebra diversidade e reafirma luta por direitos em SP 

A 8ª Marcha do Orgulho Trans ocupa a região central de São Paulo (SP) neste sábado (27) com diversas apresentações culturais e debates. A concentração para o evento começou às 11h, no Largo do Arouche, e, durante a programação, discute pautas como saúde, família e futuro, a partir da afirmação de que é a hora de trans(ascender). 

Para o fundador do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat), Sillvio Lúcio, lembra que há duas décadas, quando fundou a entidade, a transmasculinidade era totalmente invisibilizada. 

“Tras(ascender), hoje, é exatamente o que eu sonhei 20 anos atrás. É ver que houve futuro. Quando nós iniciamos essa luta, imaginamos isso aí: jovens se reconhecendo, jovens tendo os diretos reconhecidos, no trabalho, na educação. Que os direitos sejam reconhecidos para todos”, disse em entrevista à marcha. 

A edição deste ano reforça esse novo horizonte para o movimento, de não ter somente o mínimo e poder criar novos futuros. Essa perspectiva envolve diretamente as novas gerações. Em fala durante a marcha, a presidente da ONG Minha Criança Trans, Tamirys Nunes, ressaltou a necessidade de visibilização e proteção de crianças e adolescentes trans.

“Se crianças e adolescentes são o futuro da nação, nossas crianças e adolescentes trans precisam estar vivas para serem e viverem esse futuro. Crianças e adolescentes trans existem, e nós não vamos parar de lutar”, enfatizou Nunes, que também é membro do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). 

Além das falas políticas, a marcha também conta com diversa apresentações artísticas. Entre as atrações está Whatever Mike. De origem estadunidense, Mike fez elogios à comunidade trans brasileira. 

“Estou tão inspirade pelo amor e pela luta do Brasil. Vocês e a comunidade do Brasil, trans e queer, sempre tem sido líderes para o mundo do amor e da libertação”, celebrou.

Whatever Mike | Foto: Reprodução / @orgulhotrans

A cantora Pepita, a artista Traemme e a deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) estão entre as atrações e personalidades que participam da 8ª Marcha do Orgulho Trans de São Paulo.

Repost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *