A tradicional Volta dos Caboclos, um dos momentos mais marcantes da festa da Independência do Brasil na Bahia, depois do desfile principal do 2 de Julho, está sendo realizada neste sábado (5), com início a partir das 18h. A celebração acompanha as carruagens e imagens do Caboclo e da Cabocla, que ficaram três dias expostas para contemplação popular na Praça 2 de Julho, no Campo Grande, em seu cortejo de volta ao Pavilhão 2 de Julho, situado no bairro da Lapinha. O percurso realizado, é exatamente o inverso do dia 2.

Este ano, a volta homenageia o maestro Reginaldo de Xangô, criador espontâneo da tradição de se ter uma orquestra dançante para levar a cabocla de volta, há mais de três décadas. Rita Barbosa, filha de Reginaldo, é quem está à frente da orquestra.

“Esse momento é importante, porque é uma celebração que envolve a minha ancestralidade, tanto pela memória do Maestro, como pela minha religiosidade – eu não sei explicar porque eu me sinto tão forte quando estou perto dos meus Caboclos, como costumo dizer. Saber que este legado deixado pelo meu pai é mantido e que eu procuro fazer como aprendi com ele, e estando à frente desses músicos, homens que se colocam à disposição desse movimento histórico e cultural, é gratificante e emocionante”, relatou Rita sem esconder a emoção.

ENCERRAMENTO

Neste ano, o tema dos festejos da Independência do Brasil na Bahia é “Eu sou o 2 de Julho”, que é uma referência à identidade e ao pertencimento do povo baiano na luta pela independência. A programação completa na capital baiana – organizada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) – movimenta diferentes regiões da cidade até o dia 13 de julho.

Entre os dias 11 e 13 de julho, ocorre a Festa de Labatut, no final de Linha de Pirajá. No dia 12, o Campo Grande será palco do 3º Festival de Fanfarras e Balizadores, a partir das 8h. No domingo, encerrando a programação, a partir das 8h, acontece uma missa na Igreja de São Bartolomeu, em Pirajá.

Fonte: AloJuca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *