
O Superior Tribunal Militar divulgou a íntegra de um inquérito de março de 1997 voltado a apurar boatos sobre um suposto aparecimento — e o aprisionamento — de um extraterrestre em Varginha (MG). Os dois volumes da investigação, com aproximadamente 300 páginas cada, estão disponíveis neste link.
O objetivo do procedimento era verificar o alegado envolvimento de militares e de viaturas do Exército na apreensão e no transporte da suposta criatura, em 1996.
Segundo a apuração, trata-se de uma história fictícia, surgida em um dia de forte chuva, quando três jovens relataram ter visto uma criatura agachada próxima a um muro.
As testemunhas possivelmente confundiram com um ET um homem com transtornos mentais, conhecido por perambular pelas ruas da cidade e por permanecer frequentemente agachado em diferentes locais, de acordo com a investigação.
Constam do inquérito policial militar, entre outras informações, os itinerários e os horários de saída e de retorno das viaturas militares mencionadas em versões sobre o caso, o que demonstraria a inexistência de deslocamentos compatíveis com o transporte do suposto ser extraterrestre.
Entre os ouvidos pelos investigadores estão dois ufólogos responsáveis por um livro que popularizou a história. Também prestaram depoimentos os militares citados na obra — eles negaram qualquer participação.
