Ícone de Busca

A quinta-feira econômica é marcada pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que obriga o Congresso a criar um imposto sobre grandes fortunas, intensificando a pressão sobre o cenário fiscal já fragilizado do governo. Enquanto o Executivo busca equilibrar as contas com a liberação de verbas para o INSS e o anúncio de um novo fundo bilionário, o setor do agronegócio demonstra resiliência a novas tarifas americanas. No campo regulatório, o Cade se prepara para uma decisão crucial sobre o tabelamento de preços e seus efeitos na livre concorrência.

Com base nas notícias do dia, compilamos o resumo econômico desta quinta-feira, 6 de novembro de 2025.

Governo e Judiciário movimentam o cenário fiscal

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o Congresso Nacional crie um imposto sobre grandes fortunas. A decisão atende a uma ação do partido PSOL. O ministro Luiz Fux, no entanto, criticou a medida judicial.

Em outra frente, o governo liberou R$ 217 milhões para a manutenção do INSS. O valor não garante o pagamento de bônus para reduzir a fila de benefícios. Paralelamente, o presidente Lula anunciou um fundo de R$ 5 bilhões para florestas. O anúncio ocorre em um momento de dificuldade do governo para fechar as contas.

Agronegócio mostra resiliência a tarifas dos EUA

Uma nova política de tarifas do governo dos Estados Unidos, presidido por Donald Trump, foi implementada. A medida mostrou que a dependência do Brasil em relação ao mercado americano é baixa. O setor de carne bovina foi um exemplo de pouca vulnerabilidade a essa mudança.

VEJA TAMBÉM:

  • Tarifaço revelou que o Brasil não era tão dependente dos EUA – ao menos em um setor

Cade avalia regras de tabelamento de preços

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vai decidir sobre o tabelamento de preços. O órgão analisará se a prática prejudica a livre concorrência no mercado. A análise também vai considerar os possíveis prejuízos para o consumidor.

VEJA TAMBÉM:

  • Tabelamento de preços prejudica a concorrência e o consumidor? Cade vai decidir

Conteúdo gerado por inteligência artificial com base em material da Gazeta do Povo, e submetido a revisão factual. Por se tratar de uma tecnologia experimental, podem ocorrer imprecisões. Relate qualquer erro para: [lab@gazetadopovo.com.br].

Repost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *