“As tarifas em 50% sobre as exportações brasileiras são “revoltantes”
Foto: POOL / Sputnik / Acessar o banco de imagens
Um grupo de senadores dos Estados Unidos, incluindo quatro democratas e um republicano, apresentaram nesta quinta-feira (18) um pedido na Casa para o cancelamento das tarifas impostas pelo presidente Donald Trump contra o Brasil.
Conforme publicado pelo Valor Econômico, o grupo, formado pelos democratas Chuck Schumer, Jeanne Shaheen, Ron Wyden e Tim Kaine, além do republicano Rand Paul, querem o fim do tarifaço. Kaine, por sua vez, classificou as tarifas em 50% sobre as exportações brasileiras como “revoltantes”.
“As tarifas do presidente Trump sobre produtos brasileiros, que ele impôs para tentar impedir a perseguição no Brasil contra um de seus amigos, são revoltantes.”
O democrata também afirmou que as “guerras comerciais incompetentes e caóticas” do presidente dos Estados Unidos tornaram o dia a dia mais caro para os norte-americanos, que “apenas estão tentando sobreviver”.
“Quando esta legislação chegar ao plenário do Senado, aconselho meus colegas de ambos os lados do espectro político a defenderem o princípio de que nossa política econômica deve ser feita pensando no melhor interesse dos americanos — e não em pequenas vinganças.”
Schumer convidou os senadores republicanos a deixarem de lado as ideologias políticas em uma tentativa de priorizar os cidadãos do país impactados pela escalada de preços com o tarifaço ao Brasil.
“Os americanos não merecem que Trump faça política com seu sustento e seu bolso. Já passou da hora de os republicanos no Congresso encerrarem essa loucura e se unirem aos democratas contra a tarifa de Trump.”
De acordo com publicação do colunista Jamil Chade, do UOL, o pedido dos senadores se baseia na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, a qual o presidente dos EUA não pode impor tarifas unilateralmente, sendo esta uma atribuição do Congresso. Para a proposta de cancelamento do tarifaço ser aprovada, é preciso conquistar maioria no Senado e, posteriormente, na Câmara — Trump tem o controle de ambas as Casas.
Fonte: Agência Sputnik
Repost
Source link