Nesta sexta-feira (18), Marco Rubio, secretário de Estado do governo Trump, anunciou a revogação dos vistos americanos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de seus “aliados no tribunal” e de seus familiares imediatos. A medida ocorre no mesmo dia em que Moraes determinou o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado político do ex-presidente dos EUA.

Rubio justificou a decisão afirmando que o governo Trump responsabiliza estrangeiros que censuram a liberdade de expressão protegida nos Estados Unidos. Segundo ele, a atuação de Moraes contra Bolsonaro configuraria uma “caça às bruxas política” que ultrapassa as fronteiras brasileiras e afeta direitos fundamentais, inclusive de americanos.

Apesar da revogação atingir os “aliados no tribunal”, ainda não está claro quem seriam essas pessoas. A ação acontece no contexto da determinação de Moraes, que enquadrou Bolsonaro por crimes como coação no curso do processo, obstrução de investigação e atentado à soberania, além da preocupação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a possibilidade de fuga do ex-presidente.

Fonte: AloJuca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *