
A iniciativa tem o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e integra a programação de uma missão ao país africano com a presença do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.
O objetivo da Declaração Conjunta é reforçar ações integradas que preveem capacitação, cooperação em iniciativas internacionais e troca de experiências em políticas públicas e ambientes de negócios, incluindo simplificação, formalização e desenvolvimento territorial. A ação é um marco nas relações diplomáticas entre Brasil e Moçambique, que completam 50 anos em 2025.
Sebrae
“Logo após a conclusão do G20 na África do Sul, em Joanesburgo, o presidente Lula segue para Maputo, a capital de Moçambique. Uma importante reunião irá acontecer para a gente estabelecer relações paralelas. E a pequena empresa está induzindo grande parte desse processo, principalmente com os países africanos, que têm uma economia igual à nossa. O Sebrae irá estabelecer acordos de cooperação com a entidade que representa a pequena economia de Moçambique, que é o universo praticamente de toda a economia deste território tão encantador e importante para o nosso país”, afirma Décio Lima. “Nós vamos iniciar um processo com o IPEME, que é a entidade, portanto, que representa a pequena economia de Moçambique. Estamos juntos com o presidente Lula alcançando quase 500 novos mercados para induzir o processo econômico brasileiro”, complementa.
Em 2008, o IPEME foi criado com a contribuição do Sebrae. Desde então foram realizadas ações de cooperação, inclusive na revisão do Estatuto das Micro e Pequenas e Médias Empresas de Moçambique em 2022, inspirado na Lei Geral brasileira.
