Bianca Cerqueira Faria tinha 14 anos quando saiu de casa, em Salvador, para encontrar uma amiga e nunca mais foi vista. O desaparecimento ocorreu no dia 2 de janeiro de 2005, data que o irmão, Diego Ângelo, guarda com precisão. Hoje, com 34 anos, Bianca volta a ocupar espaço no cotidiano de milhares de brasileiros graças a um projeto que une tecnologia e mobilização social.

Desde outubro de 2024, o projeto “Desaparecidos”, do grupo Piracanjuba, estampa fotos de pessoas desaparecidas nas embalagens de leite líquido e em da marca. Inicialmente com 19 imagens, a iniciativa ganhou fôlego em março de 2025 com a inclusão de mais 50 fotos, incluindo as da marca parceira LeitBom. Bianca será a primeira baiana a ter o rosto divulgado pela campanha, que deve colocar sua imagem nas prateleiras a partir de junho.

Como as únicas imagens disponíveis de Bianca são de quando ela ainda era adolescente, foi necessário recorrer à tecnologia para criar uma projeção atual. A Piracanjuba encomendou a tarefa ao artista digital Hidreley Dião, conhecido por usar técnicas de Inteligência Artificial para simular o envelhecimento facial. O objetivo é oferecer um retrato mais fiel de como Bianca poderia estar hoje.

De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), a Bahia registrou 9.085 desaparecimentos entre 2015 e 2025, o que representa uma média de sete casos por dia. A maioria das pessoas desaparecidas no estado é formada por homens (5.524) e adultos acima dos 18 anos (5.781).

Somente em 2025, até o mês de março, foram 951 registros de desaparecimento. O número reforça a tendência de alta dos últimos anos. Em 2021, foram 541 registros. em 2022, 2023 e 2024, os números superaram a marca de mil casos anuais.

A Polícia Civil ressalta que não é necessário aguardar 24 horas para reportar um desaparecimento. O boletim de ocorrência pode ser feito presencialmente em qualquer delegacia ou pela Delegacia Digital. Informações sobre desaparecidos na Bahia podem ser encontradas no perfil da Delegacia de Proteção à Pessoa no Instagram (@desaparecidospcba) e no site da Polícia Civil. Quem tiver informações pode entrar em contato com a polícia pelos números (71) 99631-6538 (WhatsApp) e (71) 3116-0124.

Fonte: AloJuca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *