O SAC começa, a partir da próxima segunda-feira (1°), um projeto piloto de atendimento por ordem de chegada para a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A medida foi criada para atender à demanda da população, que enfrenta dificuldade em conseguir horários pelo sistema de agendamento.
Na capital baiana, os postos SAC Barra, Comércio e Pituaçu vão atender por ordem de chegada apenas no período da tarde, com distribuição de senhas a partir das 11h (exceto Barra, que começa às 12h). Pela manhã, o atendimento continua sendo por agendamento pelo aplicativo ou portal ba.gov.br.
No interior do estado, os SAC Alagoinhas, Barreiras e Ilhéus também vão operar à tarde com senhas a partir das 11h. Já os Pontos SAC Cocos, Ipiaú, Pilão Arcado e Santo Estevão vão atender toda a população por ordem de chegada, com senhas distribuídas a partir das 7h (Pilão Arcado começa às 8h).
O governo estadual lembra que a CIN só será obrigatória para todos os brasileiros a partir de março de 2032, mas a procura já é grande. A primeira via do documento é gratuita.
Documentos e funcionalidades
A CIN utiliza o CPF como número único e exige apresentação da certidão de nascimento ou de estado civil atualizada. O documento permite incluir outros números, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar, além de informações de saúde (TEA, deficiências) e tipo sanguíneo. Também é possível registrar o nome social a pedido do cidadão.
A versão digital da CIN estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão e conta com QR Code para verificação de autenticidade. A validade varia conforme a idade: de 0 a 12 anos, 5 anos; 12 a 60 anos, 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.
Mais informações podem ser obtidas nos sites oficiais do SAC (www.sac.ba.gov.br) e do governo da Bahia (www.ba.gov.br/administracao), ou pelo call center: (71) 4020-5353 (celular) e 0800 071 5353 (fixo).