A CCJ do Senado Federal definiu a data da sabatina do procurador-geral da República, Paulo Gonet. O presidente do colegiado, senador Otto Alencar (PSD-BA), marcou a sessão para o 12 de novembro.
A leitura do relatório está prevista para 5 de novembro, com possibilidade de pedido de vista coletiva antes da sabatina para acelerar o processo. A informação foi antecipada pela CNN Brasil e confirmada por CartaCapital.
Gonet é o PGR desde dezembro de 2023 e foi indicado pelo presidente Lula (PT) para ser reconduzido por mais dois anos no comando órgão.
A recondução, porém, não é automática: para seguir no posto, ele precisará receber novo aval de senadores, conforme prevê a Constituição. Nesse processo, a CCJ é o primeiro passo. Depois, a indicação ainda seguirá para análise do plenário. Basta a maioria simples, nas duas etapas, para que ele seja confirmado no cargo.
Em seu primeiro mandato, aprovado em 2023, o procurador recebeu apoio expressivo dos senadores: 23 votos a favor e quatro contrários, na CCJ; e 65 votos a favor e 11 contra, em plenário.