BR-101/BA

A ponte sobre o rio Jequitinhonha, na BR-101, no extremo sul da Bahia, será liberada completamente ao tráfego até 15 de dezembro, inclusive para caminhões. “Nós vamos liberar 100% da ponte. Isso será muito importante para todo o extremo sul baiano”, disse Renan.

A BR-101 é uma das principais rodovias do país e tem papel estratégico na integração logística da Bahia. Facilita o acesso a praias e destinos no litoral sul do estado e é essencial para o escoamento da produção agrícola e industrial.

Outros trechos

O ministro destacou investimentos emergenciais nas BR-324 e BR-116, trechos da antiga Via Bahia. “Vamos fazer um fortalecimento da manutenção da 324 e da 116 para, até a concessão, a gente estar com a rodovia nas melhores condições possíveis. Eu queria anunciar isso a todo o povo baiano, soteropolitano, porque estarei aí para vistoriar as obras e fazer a abertura da ponte lá no sul do estado nos próximos dias”.

BR-319

Renan Filho reforçou o compromisso do Governo do Brasil com a pavimentação da BR-319, única ligação terrestre de Manaus com o restante do país. “A disposição do presidente Lula é pavimentar a BR-319 e garantir acesso ao povo do Amazonas por asfalto. Talvez Manaus seja a única cidade do mundo, com mais de 2 milhões de habitantes, que não tem acesso por asfalto”, destacou.

O trecho central da BR, de cerca de 405 km ainda sem pavimentação, nunca foi licenciado por questões ambientais. Segundo ele, houve avanço no diálogo com os órgãos ambientais e com a ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima). “Nós fizemos um entendimento dentro do governo para avançar no licenciamento. A gente espera nos primeiros meses de 2026 ter o licenciamento do trecho do meio, para licitarmos e iniciarmos as obras”, disse.

Segundo Renan Filho, o Ministério dos Transportes já entregou a ponte sobre o rio Curuçá, entre os municípios amazonenses de Castanho e Careiro da Várzea, e entregará, em fevereiro, a ponte de Autaz Mirim. Além disso, 50 km já estão recebendo pavimentação após anos sem obras estruturantes.

Transnordestina

O ministro também atualizou o cronograma da Transnordestina, uma das maiores obras lineares da região Nordeste. “A Transnordestina está voando. O prazo dado lá em outubro está firme, que é a gente iniciar obras no início deste ano, provavelmente no mês de fevereiro, se tudo ocorrer bem com a licitação”, declarou.

Com investimento estimado em R$ 15 bilhões, a ferrovia terá mais de 1,2 mil quilômetros de extensão, atravessando 53 municípios. Renan Filho ressaltou que só o trecho pernambucano, retomado pelo Governo do Brasil, terá 500 km de obras para conectar a cidade de Salgueiro ao Porto de Suape.

“O porto de Suape é um dos mais importantes portos do Nordeste brasileiro e, no governo anterior, tinha sido retirado da Transnordestina e Pernambuco ia ficar de fora. Só tira Pernambuco da estratégia de desenvolvimento do Nordeste quem não conhece a região”.

Ferrovias de passageiros

O ministro ressaltou que o Governo do Brasil incluiu projetos de transporte ferroviário de passageiros nos próximos oito leilões, algo que não ocorria há anos. “O transporte de passageiros tem uma dificuldade, que é exatamente garantir o volume de recursos necessários para o investimento. Só que agora, ele passou a ser prioridade. Nesses oito leilões, a gente incluiu o transporte de passageiros e vamos fazer aportes públicos para tirar do papel investimentos importantes”, disse Renan.

Entre os destaques está o trem ligando Luziânia a Brasília, que beneficiará cerca de 700 mil pessoas que se deslocam diariamente do entorno para a capital federal. “A gente acredita que se o governo aplicar cerca de R$ 1,5 bilhão, consegue colocar de pé esse trem, que seria transformador para o DF e para o entorno”, explicou.



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