Uma megaoperação da Polícia Militar da Bahia mobilizou diversas unidades especializadas nesta quarta-feira (11), após criminosos fazerem reféns durante um intenso confronto na localidade conhecida como Candelária, entre os bairros Tancredo Neves e Engomadeira, em Salvador.
A ação começou por volta das 11h, com atuação conjunta de equipes do Batalhão Apolo, BPATAMO, BOPE, Rondesp Central e 23ª CIPM. O objetivo era reforçar o policiamento em uma área dominada por facções criminosas. No entanto, ao longo do dia, policiais foram recebidos a tiros em dois momentos distintos, o que deu início a uma complexa operação.
Por volta das 21h, após novo confronto, criminosos armados invadiram casas e fizeram moradores reféns. O BOPE assumiu as negociações, enquanto demais guarnições garantiram o isolamento da área.
No primeiro ponto crítico, na Rua 4 de Março, um casal feito refém foi libertado sem ferimentos. Nove suspeitos se entregaram, entre eles um menor de idade. Com eles, foram apreendidas três pistolas (duas .45 e uma 9mm), uma espingarda calibre 12, entorpecentes e dinheiro.
No segundo ponto, na Travessa Santa Rita, cinco pessoas de uma mesma família foram mantidas sob ameaça. Após negociação, todos foram libertos com segurança. Dois suspeitos se entregaram, um deles ferido, portando uma pistola 9mm com carregador caracol. O baleado foi levado ao Hospital Geral Roberto Santos. Os presos foram encaminhados à Central de Flagrantes e à Delegacia do Adolescente Infrator (DAI).
