Uma quadrilha especializada em furtos de produtos de grife e alto luxo foi desarticulada pela Polícia Civil da Bahia, por meio da Operação Nefertum. O grupo agia em shoppings de cinco estados do Nordeste.
No último sábado (9), equipes da 14ª DT/Barra prenderam em flagrante cinco integrantes do grupo, três mulheres e dois homens, sendo pai e filho — que estavam cometendo furtos em Salvador. A investigação teve início em 21 de julho, após uma série de crimes em quatro shoppings da capital baiana.
No momento da prisão, o quinteto havia acabado de furtar lojas em três shoppings de Salvador, causando um prejuízo estimado em mais de R$ 100 mil somente naquele dia. Com os criminosos, foram apreendidas diversas bolsas, acessórios, cosméticos, eletrodomésticos, perfumes importados e roupas de grife. Para burlar os sistemas de segurança, a quadrilha utilizava sacolas de papel e uma tigela revestida com papel alumínio, encontradas dentro do veículo, que serviam para bloquear os dispositivos de alarme dos produtos.
As investigações da 14ª DT/Barra — que contaram com apoio dos Departamentos de Polícia Metropolitana (Depom) e de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Civil da Bahia, além da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, revelaram que o grupo atuava nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí, Paraíba e Bahia. Além dos cinco detidos, um sexto integrante da quadrilha permanece foragido.