Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (11) nos municípios de Itatim e Itaberaba, no interior da Bahia, marcando a deflagração da segunda fase da Operação Sangue Oculto.
A ação integrada, que mirou endereços residencial e profissional de um policial civil investigado, contou com a participação do Ministério Público, por meio do Geosp e do Gaeco, da Força Correicional Especial Integrada (Force) da SSP/BA e da Corregedoria da Polícia Civil.
Essa nova etapa é um desdobramento da primeira fase da operação, iniciada em 7 de junho de 2024, que tem como objetivo apurar as circunstâncias da morte de oito pessoas, duas mulheres e seis homens, entre eles três adolescentes, a mais nova com apenas 13 anos de idade. As mortes ocorreram em 30 de julho de 2023, após uma operação realizada por policiais militares da Rondesp Chapada, no Morro do Tigre, localizado no município de Itatim.
Com base nos elementos de prova coletados na fase inicial, a investigação conduzida pelo Ministério Público, por meio do Geosp, identificou a possível participação direta do policial civil na idealização, planejamento e execução da ação policial que resultou nas mortes. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos um aparelho celular e diversos dispositivos eletrônicos pertencentes ao investigado, que agora serão minuciosamente analisados para aprofundar a apuração do caso.
