A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (14), a Operação Baixa Execução, em Salvador, com foco em uma fraude milionária envolvendo um contrato de manutenção de equipamentos de refrigeração do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). Equipes do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção (Draco) cumprem mandados judiciais contra uma empresa suspeita de receber pagamentos por serviços que não foram prestados, em um contrato que ultrapassa R$ 2,9 milhões.
De acordo com as investigações da Delegacia dos Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap), a empresa contratada teria apresentado relatórios falsificados para simular a execução de manutenções preventivas e corretivas. Foi constatado que, em diversas comarcas do estado, os serviços não foram realizados, apesar de constarem como concluídos na documentação entregue ao Tribunal. Os crimes investigados incluem fraude à execução de contrato administrativo e falsificação de documentos.
O material apreendido na operação auxiliará no avanço das investigações. A ação busca desvendar completamente o esquema de pagamentos indevidos por trabalhos “fantasma” e identificar todos os responsáveis por essa irregularidade, que afeta diretamente um órgão público fundamental como o TJBA.
Veja o vídeo: