A Polícia Federal (PF) realiza operação na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta sexta-feira 18 pela manhã.
Em breve nota, a PF informa que cumpre dois mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas da prisão, em cumprimento a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo a GloboNews, as medidas são o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição de comunicação com embaixadores e veto no acesso a redes sociais.
O processo que deu origem à operação desta sexta-feira é sigiloso, segundo o STF. O documento tem como relator o ministro Alexandre de Moraes.
A operação acontece em meio à alta na fervura de Bolsonaro causada pelo tarifaço anunciado por Donald Trump contra produtos importados do Brasil. A medida foi justificada por uma suposta “perseguição” a Bolsonaro pela justiça brasileira.
Desde o anúncio de Trump, em 9 de julho, a família Bolsonaro tem dobrado a aposta em busca de uma anistia, usando as ameaças de Trump como instrumento de chantagem.
Na quinta-feira 17, o presidente dos Estados Unidos publicou carta aberta declarando apoio a Bolsonaro. O ex-presidente brasileiro, por sua vez, foi às redes agradecer o apoio.
Este texto está em atualização.