Fraudes bancárias que teriam causado prejuízo de R$318 mil em transações fraudulentas, estão sendo investigadas pela Polícia Federal. As transferências indevidas teriam sido realizadas com dados pessoais de clientes de instituições financeiras. A operação Laranjada Suíça foi realizada nesta quarta-feira (30), e teve mandados cumpridos na cidade de Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia.
A polícia informou que as fraudes eram praticadas através de técnicas de engenharia social e phishing, com intuito de obter dados sensíveis de clientes dos bancos. Essas técnicas consistem em manipular e enganar as vítimas em ataques cibernéticos para ter acesso a senhas e número do cartão.
De acordo com a PF, o principal suspeito identificado é um morador de Palmas, que teve dispositivos eletrônicos vinculados a contas bancárias de vítimas. Até o momento, o nome do suspeito não foi divulgado, nem quantas pessoas estão sendo investigadas pelas fraudes.
Dados das investigações apontaram que as movimentações de valores eram feitas para contas de laranjas, que moravam em Vitória da Conquista (BA).
10 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal do Tocantins, foram cumpridos na cidade baiana. Durante a operação foram apreendidos documentos, equipamentos de informática e aparelhos celulares que serão analisados pelos policiais.
O caso está sob segredo de Justiça e continua sendo investigado.