Cinema ao ar livre como ferramenta de conscientização ambiental. Essa é a proposta principal do projeto Interior na Cena Brasil, que depois de passar por municípios do estado de Alagoas, chega nesta quinta-feira (14) ao estado de Pernambuco.
Até o próximo dia 17 de agosto, praças públicas de Recife, Paulista, Olinda e Igarassu recebem a grande tela inflável do projeto onde serão exibidos filmes de diretores consagrados que se inspiraram na questão ambiental. As produções tratam de temas como: poluição das águas e do ar; manutenção do lixo; agrotóxico; povos originários; e florestas.
Com participação gratuita para o público, as sessões de cinema a céu aberto são acompanhadas de bate-papo, com a participação de críticos e diretores de cinema, ambientalistas e o público em geral.
As primeiras sessões acontecem nesta quinta-feira, no Parque Santana em Recife, a partir das 19h, com a exibição do curta Das Águas, de Adalberto de Oliveira e Tiago Martins Rego. Na sexta-feira é a vez de Paulista, com o documentário Ilha das Flores e o curta Ruivaldo, o homem que salvou a Terra. No sábado, o projeto chega a Olinda, com o curta Velozzia, de Gisele Moreira e o premiado Narradores de Javé, de Eliane Caffé.
E, encerrando as exibições em Pernambuco, no Centro de Artes da cidade de Igarassu, será exibida a animação A Arca de Noé – A Aventura; e do documentário indicado ao Oscar O Sal da Terra, dirigido por Wim Wenders e Juliano Salgado.