
A saúde segue como o principal problema do Brasil durante o terceiro ano de governo Lula (PT), segundo a nova pesquisa do instituto Datafolha, divulgada neste sábado 13. A economia, por outro lado, deixou de ser uma preocupação para percentual significativo dos entrevistados.
Em abril, quando a pesquisa monitorou o tema pela última vez, 22% dos entrevistados diziam que a saúde era o principal problema. O mesmo percentual apontava a economia. Agora, 20% ainda indicam a saúde como uma preocupação, mas a visão de que a economia é uma questão negativa afeta só 11%.
A segurança pública, por outro lado, passou a ser mais mencionada pelos entrevistados. Eram 11% os que diziam em abril que este era o principal problema do País. Agora, são 16% que fazem esta afirmação.
A pesquisa ouviu 2.002 eleitores entre os dias 2 e 4 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O Datafolha, no mesmo levantamento, também questionou os entrevistados sobre os pontos positivos do atual governo. A educação é citada como o maior acerto (10%). Em seguida, aparece o combate à desigualdade (8%).
