O silêncio e a discrição, são dois conceitos muitas vezes negligenciados em um mundo onde o barulho e a exposição parecem dominar. No entanto, ao explorar profundamente esses conceitos, descobrimos sua importância fundamental não apenas para a paz interior, mas também para uma caminhada mais tranquila, certas vezes.

O silêncio, muitas vezes interpretado erroneamente como ausência de som, é na verdade uma presença poderosa. Na vida cotidiana, ele oferece momentos preciosos de reflexão e introspecção. Em um mundo repleto de distrações incessantes, o silêncio nos permite sintonizar nossos pensamentos e emoções, promovendo a clareza mental e a autoconsciência. Além disso, ele nos capacita a ouvir os outros de forma mais atenta, fortalecendo nossos relacionamentos e promovendo a empatia. As vezes tudo que esperam de nós, é que sejamos bons ouvidos. Apenas isso.

A discrição, por sua vez, é a arte de discernir quando e como compartilhar informações. Na era da superexposição nas redes sociais, a discrição tornou-se uma habilidade rara. No entanto, na vida cotidiana, ela é essencial para construir confiança e respeito mútuo. Ser discreto não significa ocultar a verdade, mas sim envolvê-la em numa intimidade, sobre o que é apropriado revelar e para quem. Isso promove um ambiente de respeito e privacidade, elementos essenciais para relacionamentos saudáveis e duradouros.

Quando aplicamos o silêncio e a discrição em conjunto, fortalecemos nossa conduta moral e ética. Em essência, evitamos de telegrafar passos estratégias, fragilidades, bem como de atrair a atenção de quem não nos quer bem.

Outrossim, são boas ferramentas de camuflagem, e geram uma cortina de fumaça, impedindo de que se saiba com clareza o que de fato ocorre. Esse conceitos são sobretudo estratégias mais para o ataque, por mais incoerente que pareça à primeira vista.

Dito isto, encaremos com muito mais altruísmo do que usualmente tem sido empregado, nos apropriando de forma inteligente, calculada e sobretudo, estratégica, frente aos desafios, circunstâncias que a vida nos oferece, e lembre-se: Silêncio e Discrição. Sempre.

Nilo Cerqueira é articulista e escreve para Portal SSA semanalmente, aos domingos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *