O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) não escondeu o incômodo com as declarações de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, sobre as eleições de 2026.
O líder da sigla, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo desta sexta-feira 19, disse que o parlamentar ‘ajudaria a matar o pai de vez’ caso insistisse em uma candidatura própria ao Planalto sem o aval do ex-capitão. Para Eduardo, a avaliação de Valdemar é uma ‘canalhice’.
“Dizer que um filho ajudaria a matar o próprio pai, se ele não aceitar as chantagens que até seus aliados mais próximos estão fazendo com ele, é de uma canalhice que não esperava nem mesmo de você, Valdemar“, comentou o deputado ao jornal O Globo na tarde desta sexta-feira. “Aguardo suas desculpas públicas e espero que você só tenha se atrapalhado, mais uma vez, com as palavras”, completou.
Eduardo tem ameaçado deixar o PL caso a sigla opte por apoiar Tarcísio de Freitas (Republicanos) como o ‘substituto’ de Jair Bolsonaro na eleição do ano que vem. A indicação é de que ele se lançaria na disputa por outro partido para bater de frente com o governador de São Paulo, mesmo que Tarcísio seja apoiado pelo ex-capitão.
Valdemar, ao comentar o cenário, disse que tal atitude apenas prejudicaria a saúde do ex-capitão. “Ele [Eduardo] tem que obedecer porque os votos que ele tem são por causa do pai, não são por causa dele […] Não acredito que brigue com o pai dele… Vai ajudar a matar o pai de vez? Porque o que o Bolsonaro está passando… Nossa Senhora”, disse o presidente do PL ao jornal.