
O presidente Lula (PT) realizou exames oftalmológicos, na clínica Mirar Oftalmologia, em Brasília, neste sábado 31, um dia após passar por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo.
Segundo o boletim médico divulgado pelo Planalto, a evolução do quadro é ‘satisfatória’ e os resultados dos exames ficaram ‘dentro do esperado para o período’.
A previsão, de acordo com o comunicado, é de que Lula retorne às atividades regulares da Presidência na segunda-feira 2, após um fim de semana de repouso na Granja do Torto.
A cirurgia de catarata de Lula foi realizada na manhã de sexta, sem intercorrências. O petista deixou o hospital no mesmo dia.
Lula, convém registrar, já tinha passado por procedimento semelhante no olho direito em 2020, antes de voltar ao Palácio do Planalto.
A catarata é decorrente de um processo natural. Com o envelhecimento, o cristalino, uma lente natural dos olhos, se torna opaco, o que prejudica a capacidade visual.
A cirurgia realizada por Lula serve para corrigir esse problema. Os médicos substituem a lente natural por uma artificial, que permite a recuperação da visão plena.
