No e-commerce, turismo cresce pelo 5º mês consecutivo, com 239 milhões de acessos – Do Micro Ao Macro – CartaCapital

Setores que cresceram em dezembro

Apesar de dezembro ser um mês desafiador para o e-commerce, alguns setores tiveram desempenho positivo. Segundo o Relatório Setores do E-commerce no Brasil, Calçados (5,7%), Presentes e Flores (6,2%) e Turismo (4,2%) foram os que mais cresceram.

Turismo em alta

O turismo foi o destaque, com 239,2 milhões de visitantes únicos apenas em dezembro. Desde agosto de 2024, o setor acumula cinco meses de crescimento contínuo, com alta de 25,2% nos acessos.

Dezembro foi o segundo melhor mês do setor, ficando atrás apenas de janeiro do ano anterior, que registrou 275,3 milhões de acessos.

Airbnb supera Latam

Dentro do setor, a Airbnb cresceu 7,7%, com 29,5 milhões de acessos. Pela primeira vez, a empresa ultrapassou a Latam e assumiu o segundo lugar no ranking do turismo.

Em 2024, a Airbnb teve um crescimento de 36,7% em comparação com 2023. Atualmente, a plataforma detém 12,4% do share of traffic, ficando atrás apenas da Booking, que lidera com 17%.

Outros destaques do turismo

A Click Bus registrou a maior alta de dezembro, com crescimento de 32% em relação a novembro. A plataforma subiu duas posições e alcançou o sétimo lugar, com 12 milhões de visitantes.

Outra que entrou no TOP 10 foi a Quero Passagem, que cresceu 31% no mesmo período, atingindo 8 milhões de acessos. Essas três empresas foram as que mais contribuíram para o bom desempenho do setor.

OLX avança no ranking geral

A OLX cresceu 1,8% em dezembro, indo na contramão da maioria dos e-commerces brasileiros. Com isso, a empresa holandesa ultrapassou as concorrentes Temu e Samsung, alcançando o 4º lugar no ranking geral.

A Temu teve queda de 5%, enquanto a Samsung recuou 18% após resultados recordes em novembro.

Amazon.com entra no Top 30

A Amazon.com, do setor de importados, teve o crescimento mais expressivo, com alta de 36% em dezembro. A empresa entrou no Top 30 dos maiores e-commerces do país, ocupando a 22ª posição.

Fonte: Relatório Setores do E-commerce no Brasil/2025

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