Não imagino um projeto para o Brasil sem uma indústria forte, diz presidente do Conselho Nacional do Sesi – Economia – CartaCapital

O presidente do Conselho Nacional do Sesi, Vagner Freitas, afirmou ser impossível imaginar um projeto de desenvolvimento para o Brasil sem uma indústria forte. Segundo ele, o País precisa aproveitar as oportunidades oferecidas pela transição energética e avançar em crescimento econômico, inclusão e justiça social.

As declarações foram proferidas em entrevista à reportagem na terça-feira 14, em Brasília, durante a primeira rodada de um ciclo de debates promovido por CartaCapital para celebrar seus 30 anos.

Para Freitas, é necessário fortalecer a indústria com inteligência, conhecimento e mão de obra qualificada. Não interessa ao País, em sua avaliação, “mandar as coisas brutas e comprá-las manufaturadas”. O plano Nova Indústria Brasil, lançado pelo governo Lula (PT) no início deste ano, aponta o caminho, de acordo com o presidente do Conselho do Sesi.

“O governo, quando aporta recursos e determina fortalecer a indústria, está pari passu com o que acontece com os maiores países do mundo.”

Vagner Freitas entende, porém, ser preciso aprofundar o debate na sociedade a respeito dos caminhos para fortalecer a indústria sobre novas bases – por exemplo, ligadas ao combate às mudanças climáticas.

“O presidente Lula, quando projetou o crescimento da indústria e apresentou uma proposta, foi criticado por alguns setores. Precisamos disputar esse papel na sociedade“, prosseguiu. “Eu não acho que esse projeto de desenvolvimento vem apenas de uma construção do governo. Um projeto para o Brasil tem de partir da organização da sociedade civil, que precisa puxar os poderes para que a gente tenha um projeto para o Brasil.”



Repost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *