O maior e mais tradicional festival de cinema do Brasil, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo permanece em cartaz até o dia 30 de outubro na capital paulista. Em sua 48ª edição, a mostra queridinha dos cinéfilos apresenta 415 filmes em 29 salas de cinemas e espaços culturais de Sampa.
Este ano, a Mostra exibe filmes com diversidade de temas e nacionalidades. Documentários e ficções trazem um olhar para o conflito atual no Oriente Médio. Também convidam o público a refletir sobre as tensões políticas no Brasil e sobre a importância do processo democrático.
A seleção de brasileiros deste ano conta com 83 filmes entre obras de novos diretores, de realizadores renomados e longas-metragens restaurados. Destaque para o filme Ainda Estou Aqui, do diretor Walter Salles, vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza e indicado pelo Brasil para concorrer à indicação ao Oscar do próximo ano.
A diretora Julia de Simone é uma das estreantes entre os filmes nacionais, na categoria longa-metragem. Aos 42 anos, com 21 de cinema, a cineasta carioca está em exibição com o filme Praia Formosa. O filme testemunha a vida e o afeto dos espaços cariocas, os gestos de resistência frente à desterritorialização forçada na região do Cais do Valongo, região central do Rio de Janeiro.
Há 17 anos no mercado audiovisual, a distribuidora Paula Gomes é responsável por fazer com que o filme circule e chegue às salas de cinema. Para ela, a Mostra é uma vitrine de referência e de encontro para todo o mercado cinematográfico brasileiro.
A grande novidade na Mostra de Cinema de São Paulo deste ano é a criação da Mostrinha, que dedica parte de sua programação a 22 filmes infantojuvenis.
Quem mora no interior de São Paulo vai ter uma segunda chance de ver os filmes. Entre os dias 15 de novembro e 15 de dezembro, o Sesc levará o festival para dez cidades paulistas.
Toda a programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo pode ser conferida no site 48.mostra.org.