
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, acatou o pedido feito pelo governo do Rio de Janeiro para aumentar o prazo de envio das imagens da megaoperação que ocorreu em outubro do ano passado, no Complexo do Alemão.
Com isso, determinou ao Estado do RJ o envio de todas as câmeras e imagens capturadas durante a Operação Contenção em até 20 dias. Antes do adiamento, o prazo encerraria na próxima semana.
O magistrado mandou ainda o Conselho Nacional do Ministério Público prestar informações atualizadas, em 5 dias, sobre o estágio atual da análise do Plano Estratégico de Reocupação Territorial.
A iniciativa lançada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro busca retomar o controle de áreas dominadas por facções criminosas e milícias.
Por fim, Moraes determinou que o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro envie, em 5 dias, o relatório que explique a participação do Ministério Público estadual em todas as fases da Operação.
Em outubro do ano passado, o governo estadual carioca deflagrou a Operação Contenção com o objetivo de enquadrar lideranças do Comando Vermelho, por intermédio do cumprimento de mandados de prisão.
A operação apreendeu drogas, armas e fuzis, além de ter resultado na morte de 121 pessoas. O MPRJ enviou ao STF, um mês após a operação, um relatório parcial. Nele, o órgão identificou que ao menos duas mortes foram consideradas atípicas.
