
O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação concederá à revista CartaCapital o Reconhecimento Enedina Alves Marques: Personalidades da Lei do Bem. A premiação destaca veículos e instituições que contribuem para a divulgação qualificada dos benefícios da Lei do Bem, uma política federal voltada a incentivar a inovação tecnológica no País.
A entrega da honraria ocorrerá nesta terça-feira 25, na Confederação Nacional da Indústria, em Brasília. De acordo com o ministério, a indicação de CartaCapital decorre de seu papel “na publicação de informações que impactaram positivamente o percebimento da sociedade acerca dos benefícios da Lei do Bem”.
Criada em 2005 — completou vinte anos na última sexta-feira 21 —, a lei concede incentivos fiscais a empresas que investem em pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Em 2025 (dados do ano-base 2024), o instrumento permitiu às companhias brasileiras direcionar 51,6 bilhões de reais para inovação por meio de 14 mil projetos. Trata-se do principal meio de fomento ao investimento privado para a área no Brasil.
Além de CartaCapital, o ministério homenageará profissionais, empresas e instituições que também tiveram atuação relevante ao longo do ano.
