Mais de uma tonelada da medusa exótica invasora foi removida na quinta-feira (24), da Baía de Todos-os-Santos, na região da praia do Brasileirinho, em Itaparica, na Região Metropolitana de Salvador.

De acordo com informações da prefeitura, as medusas invasoras removidas irão ser encaminhadas para uma pesquisa científica que vai avaliar os impactos da espécie na região e subsidiar o desenvolvimento de estratégias de monitoramento e controle a longo prazo.

Segundo a gestão municipal, a iniciativa teve como intuito conter os impactos causados pela espécie, que ameaça a biodiversidade marinha e compromete o equilíbrio dos ecossistemas costeiros da região.

A ação integrou a primeira etapa de uma operação ambiental conduzida pela Prefeitura de Itaparica, através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Universidade Federal da Bahia (Ufba).

A operação ainda teve o apoio dos projetos ambientais Maré de Março e Recife das Pinas Unas, além da participação ativa de moradores da comunidade local.

Fonte: AloJuca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *