Uma grande operação da Polícia Militar da Bahia (PMBA) resultou na erradicação de aproximadamente 90 mil pés de maconha em uma fazenda de três hectares, localizada a 160 quilômetros de Juazeiro, no norte baiano. A ação, batizada de Operação Força Total, que acontece em todo o país, prendeu um homem no local. A plantação tinha capacidade para produzir cerca de 30 toneladas da droga.
A operação foi uma ação integrada da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), através da Rede Nacional de Operações Ostensivas Especializadas (Renoe), com as polícias militares dos estados nordestinos. A expertise da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga na erradicação de plantios de maconha, atuando no conhecido “polígono da maconha”, foi fundamental para a parceria com a Senasp.
Segundo o major Érico, comandante da Cipe Caatinga, a roça era bem estruturada, com sistema de irrigação e adubamento. Ele destacou que a erradicação representa um prejuízo considerável para o tráfico de drogas na Bahia, estimando que 3 mil pés de maconha equivalem a uma tonelada da droga retirada de circulação, com um quilo valendo cerca de mil reais. Em 2024, a Cipe Caatinga já erradicou 896 mil pés de maconha, impedindo que 298 toneladas da erva chegassem ao mercado.