A instalação de 56 estruturas entre o Farol da Barra e a Praia de Ipitanga, em Salvador e Lauro de Feitas, com validade de dois anos, foi autorizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur). A autorização ambiental, publicada no dia 30 de julho, foi concedida à Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).
Ao todo dentre os autorizados, 39 serão módulos de observação e 17 de apoio voltados para as equipes de guarda-vidas. As estruturas irão ser distribuídas em uma faixa definida por coordenadas geográficas e buscam ampliar o atendimento nas praias mais movimentadas do trecho contemplado.
A portaria publicada também estabelece condições rigorosas para a execução do projeto. Uma das principais exigências é a preservação da integridade natural da faixa de areia, especialmente das áreas com vegetação de restinga.
As intervenções só irão poder acontecer em áreas previamente modificadas e qualquer remoção de vegetação precisará de autorização específica. Ainda está proibida qualquer alteração que mude as características naturais da praia, como movimentação de areia.