A maioria dos brasileiros avalia que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será condenado no Supremo Tribunal Federal pelo seu envolvimento na trama golpista. Segundo a pesquisa Ipespe, divulgada nesta quinta-feira 27, os que acham que ele será condenado são 66%, contra 29% que acreditam que o ex-capitão será inocentado.
Ainda conforme o levantamento, 5% dizem não saber ou não responderam. Entre os que aprovam o governo do presidente Lula (PT), a condenação é dada como certa para 91%. Entre os que desaprovam, o índice fica em 50%. Veja os números:
Expectativa para o julgamento de Jair Bolsonaro (PL). Foto: Ipespe/Reprodução
Nesta quarta-feira 26, a Primeira Turma do STF acatou a denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República e, por um placar de 5 a 0, tornou réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete acusados por envolvimento na trama golpista.
Ainda conforme a pesquisa, 58% acreditam que Bolsonaro seguirá inelegível e não conseguirá ser candidato à Presidência em 2026. Os que acham que o ex-presidente conseguirá ser candidato ficam em 40% e 2% não sabe ou não respondeu. Veja os números:
Possibilidade de Jair Bolsonaro (PL) concorrer às eleições. Foto: Ipespe/Reprodução
Em junho de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral sentenciou Bolsonaro a oito anos longe das urnas por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
A condenação se deu devido a uma agenda de julho de 2022 em que reuniu embaixadores estrangeiros para disseminar mentiras sobre o sistema eleitoral brasileiro. Quatro meses depois, a Corte o condenou por abuso de poder político e econômico nas cerimônias do 7 de Setembro de 2022.
A pesquisa ouviu 2.500 pessoas entre os dias 20 e 25 de março e conta com uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O grau de confiança é de 95,45%.