A partir desta sexta-feira (5) até domingo, produtores, cineastas e apaixonados por cinema independente tem um compromisso marcado! O Lumen Festival de Cinema Independente, no Cine Brasília. O evento conta com longas, médias e curtas-metragens nacionais e de mais 25 países, que já participaram de diversos festivais.
O curador e co-diretor do festival, Pedro Tavares, destaca alguns dos grandes nomes do cinema independente que vão exibir seus trabalhos em Brasília…
“Tem a Lucía Seles, que é uma diretora que produz bastante, uma cineasta argentina. Ela faz dois ou três filmes por ano. Tem o Alex Cox, que ele diz que é o último filme dele da carreira. Ele já fez filmes muito famosos como o Repo Man e o Sid and Nancy, mas hoje em dia ele não tem mais tanto espaço e ele lançou o último filme dele. E tem um documentário sobre a banda americana Fugazi, eles são expoentes do punk rock”.
O festival conta com diferentes mostras, lançamentos, sessões especiais e retrospectivas.
O curador fala também sobre a combinação entre estilos que o evento propõe…
“Nós teremos filmes de ficção, de documentário e a mescla de ambos. São muitos cineastas que, por conta desse formato deles de captação e o formato de filmagem inclusive, o formalismo deles joga muito a favor dessa duplicidade entre ficção e documentário. Então, acho que a maior forma de fazer cinema independente, muitas vezes, é, de fato, enfrentar a realidade ali, sem maquiar nada”.
Pedro Tavares reforça ainda a importância de festivais que valorizem o cinema independente…
“Eu acho que esse ponto de contato entre o cinema independente e o público é muito importante, até para abrir o horizonte para certas pessoas que estão acostumadas a assistir filmes de circuito. Vão lá todo final de semana, entrarem nesse mundo e conhecerem novas abordagens e também novos cineastas”.
Além disso o curador destaca a pesquisa realizada pela organização do festival para apresentação de novos cineastas ao público.
“A gente também, nesse ano, vai passar cineastas, muitos cineastas com o primeiro filme, ou cineastas que custam muito a lançar filmes, e a gente faz essa pesquisa justamente para poder oferecer ao público brasileiro essa chance de assistir esses filmes muito importante”.
O Lumen Festival de Cinema Independente tem programação gratuita. Outras informações estão no site lumenfilmfestival.com.
