O presidente Lula (PT) formalizou, nesta quinta-feira 10, duas indicações para vagas no Tribunal Superior Eleitoral. Os contemplados são Estela Aranha e Floriano de Azevedo Marques Neto, que será reconduzido ao posto.
As escolhas indicam uma consolidação da influência de Alexandre de Moraes e Flávio Dino no TSE, fortalecendo um grupo jurídico e político alinhado com o governo Lula.
Saiba quem são
Estela Aranha: ex-secretária de Direitos Digitais do Ministério da Justiça (na gestão Dino) e atual assessora da ministra Cármen Lúcia. Ela foi escolhida a partir de uma lista formada apenas por mulheres, organizada por Cármen como parte de sua gestão no TSE.
Floriano de Azevedo Marques Neto: Foi reconduzido por Lula para mais um mandato como ministro titular. Ele tem o apoio direto de Alexandre de Moraes, de quem é aliado.
Lula também indicou Maria Marluce Caldas Bezerra para uma cadeira no Superior Tribunal de Justiça. Procuradora de Justiça de Alagoas, ela é tia do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (o JHC), do PL.