Lula conversa com premiê do Canadá e presidenta do México sobre agressão dos EUA à Venezuela – CartaCapital

O presidente Lula (PT) conversou na tarde desta quinta-feira 8, por telefone, com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, e a presidenta do México, Claudia Sheinbaum. Nas duas ligações o principal tema foi a situação na Venezuela após a operação militar dos Estados Unidos e suas implicações para a região.

Segundo o Palácio do Planalto, Lula e Carney condenaram o uso da força sem amparo na Carta das Nações Unidas e no direito internacional. O presidente brasileiro destacou que o destino da Venezuela deve ser decidido soberanamente por seu povo e que a América do Sul deve continuar sendo uma zona de paz.

O presidente e o primeiro-ministro canadense concordaram sobre a necessidade de reforma das instituições de governança global. Além disso, conforme o Planalto, o primeiro-ministro Carney aceitou convite de Lula para realizar visita ao Brasil em abril, ocasião em que os dois mandatários esperam aprofundar as relações bilaterais e o comércio entre os dois países.

Os dois líderes manifestaram interesse em avançar de forma acelerada na negociação de um acordo comercial entre o Mercosul e o Canadá.

Na conversa com Sheinbaum, os líderes latino-americanos rejeitaram qualquer visão que possa implicar na divisão ultrapassada do mundo em zonas de influência. Reiteraram, nesse contexto, a defesa do multilateralismo, do direito internacional e do livre-comércio.

O presidente Lula também convidou a presidenta Sheinbaum para realizar uma visita ao Brasil, em data a ser negociada entre as chancelarias dos dois países. Os dois líderes concordaram, ainda, em estabelecer cooperação no combate à violência contra a mulher.

Repost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *