O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncia nesta quarta-feira (11) um pacote de investimentos para a ampliação e modernização de 11 aeroportos no Brasil. A cerimônia ocorre no Palácio do Planalto.
Parte dos recursos, R$ 4,64 bilhões, são oriundos de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e serão aplicados em terminais localizados nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pará e Minas Gerais (veja lista abaixo).
O maior investimento, segundo o Planalto, será feito no Aeroporto de Congonhas (SP), um dos principais do país. Já o estado com mais aeroportos beneficiados será o Pará.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O valor que será destinado a Congonhas ainda não foi informado pelo Executivo. O terminal passará, segundo o governo, de uma capacidade de 29 milhões para mais de 40 milhões de passageiros por ano.
Para a ampliação dos terminais, o governo vai contar ainda com recursos de outras fontes além do BNDES, atingindo o investimento e R$ 5,7 bilhões.
✈️ Aeroportos contemplados
São Paulo (SP): Congonhas;
Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá;
Pará: Santarém, Marabá, Carajás e Altamira;
Minas Gerais: Uberlândia, Uberaba e Montes Claros.
As obras em parte dos aeroportos devem ser concluídas ainda em 2026, enquanto as melhorias no Aeroporto de Congonhas podem se estender até 2028.
Os aeroportos brasileiros enfrentam desafios antigos, como, por exemplo, atrasos, problemas de infraestrutura e falhas em sistemas operacionais.
O Aeroporto de Congonhas (SP), que receberá o maior aporte, é um exemplo, mesmo após a privatização em 2023, passageiros relatam cancelamentos e esperas.
– Esta reportagem está em atualização
Cancelamento de voos deixou o saguão do Aeroporto de Congonhas lotado nesta quarta-feira (10)
Renato S. Cerqueira/Ato Press/Estadão Conteúdo

Repost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *