O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (29) que as reformas de renda e de consumo devem avançar nesta semana no Congresso. Para ele, é um movimento raro que uniu os Executivo e o Legislativo.
“Raramente tantos temas avançaram juntos assim. É motivo de agradecimento. Legislativo e Executivo conseguiram dar ordem ao caos e trazer um pouco mais de justiça ao sistema tributário”, disse Haddad.
Segundo Haddad, esse desenho reflete a busca por justiça tributária. Hoje, enquanto parte significativa da população é tributada na fonte, altos rendimentos permaneciam sem incidência de imposto. Para o ministro, a solução proposta é “modesta” frente a experiências internacionais, mas suficiente para corrigir uma distorção histórica.
Ele lembrou que a ideia de ampliar a faixa de isenção já havia sido levantada em governos anteriores, mas que agora a proposta chegou a um estágio mais maduro de negociação no Congresso.
“A Câmara e o Senado caminham na mesma direção, e isso aumenta as chances de votação ainda nesta semana […] Em três anos, não lembro de tantas coisas estruturais resolvidas pelo Congresso. Tenho um agradecimento pelo entendimento” disse o ministro.
Haddad durante discurso no lançamento do Plano Safra para agricultura familiar
Reprodução/Canal Gov
*Reportagem em atualização
Repost
