Cobertura cresce 63% em 10 anos
Foto: AP Photo / Thomas Kienzle / Sputnik Brasil
A banda larga fixa é usada em 93% dos domicílios brasileiros, de acordo com o Ministério das Comunicações. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (8) durante o lançamento da Agenda Institucional 2025 da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint).
O aumento em dez anos do serviço subiu cerca de 63%. Em 2015, o Brasil tinha 57% dos seus domicílios com disponibilidade para o serviço de banda larga fixa.
De acordo com o ministério, o avanço da conectividade teve grande contribuição dos pequenos provedores de Internet, especialmente em áreas mais afastadas dos grandes centros, nas regiões rurais, ribeirinhas e remotas.
Com isso, cerca de 7% dos domicílios ainda não tem disponibilidade de serviços de banda larga. No encontro, a Abrint apresentou números que apontam que provedores regionais conectam mais de 60% dos domicílios brasileiros, detêm mais de 80% de market share e lideram a oferta de Internet fixa em mais de 5 mil cidades do país, somando mais de 25 milhões de acessos.
Existem mais de 20 mil provedores de Internet em atividade no país — a maioria de pequeno e médio portes — com mais de 23 milhões de pontos de acesso. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), há pelo menos um provedor em operação em todas as cidades brasileiras, responsáveis por mais de 54% do mercado de banda larga fixa no Brasil.
Fonte: Agência Sputnik
Repost
Source link