“Um supergrupo conceitual participativo de John e Yoko”. “Um grupo pop completamente robótico”. É assim que o site oficial do ex-Beatle John Lennon descreve a Plastic Ono Band, formada no final dos anos 70. De improviso, a banda fez a sua primeira apresentação no festival Toronto Rock and Roll Revival, no Canadá, em 13 de setembro de 1969. Além de John e Yoko Ono, o grupo subiu ao palco com Alan White na bateria, Eric Clapton na guitarra e Klaus Voormann no baixo.
Lennon e Yoko foram convidados na véspera do evento e não tiveram muito tempo para planejar nem mesmo divulgar o show. O casal reuniu os músicos em um dia. O ensaio acabou sendo no avião no trajeto do Reino Unido ao Canadá.
Mais de 20 mil pessoas compraram ingressos para o festival, no estádio da Universidade de Toronto, sem saber que o Beatle e sua nova recém-formada banda tocariam no festival. Entre as atrações principais, estavam The Doors, Chuck Berry, Little Richard, Jerry Lee Lewis e Alice Cooper.
A participação da Plastic Ono Band, no festival canadense, foi gravada e o grupo lançou um vinil em dezembro daquele mesmo ano com o título Live Peace In Toronto 1969”. Em 2022, chegou às plataformas de streaming o documentário Revival69: The Concert that Rocked the World, que em português, seria algo como Revival69: o concerto que sacudiu o mundo. De acordo com o documentário, John Lennon e sua nova banda foram chamados para salvar o festival já que os organizadores precisavam de dinheiro para pagar uma dívida com uma gangue de motociclistas.