Muito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.
O bloco surgiu durante o período da ditadura militar como uma alternativa de lazer no Carnaval para quem vivia no Bairro do Pelourinho, que era marginalizado. Muitos moradores que eram dali não podiam participar de outros blocos.
A princípio, o Olodum não tinha um posicionamento contra o racismo e contra a intolerância religiosa. Mas, a partir de 1984, com a chegada de João Jorge do Ilê Ayê e Neguinho do Samba, o bloco passou a ter uma atuação mais forte socialmente como uma organização multirracial, multirreligiosa e de projeção internacional.
Em 1995, o Olodum gravou o hit They Don’t Care About Us, com Michael Jackson. O Rei do Pop vestiu a camisa com o símbolo do grupo, cantou e dançou com cerca de 200 instrumentistas. Com rodadas em Salvador e no Rio de Janeiro, o videoclipe deu grande visibilidade à cultura afro-brasileira.
Em 2018, uma lei estadual reconheceu o grupo Olodum como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Edição: Bianca Paiva.
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: José Carlos Andrade
Publicação Web: Marizete Cardoso