
O Governo publicou nesta sexta-feira 19 a nomeação no Diário Oficial da União de Gustavo Feliciano como novo ministro do Turismo. Feliciano deve tomar posse em uma cerimônia realizada nesta terça-feira 23.
Feliciano é ex-secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba. A pasta estadual esteve sob sua chefia no governo de João Azevêdo (PSB), entre 2019 e 2021. Ele deixou a função após o rompimento político de sua mãe, a então vice-governadora Lígia Feliciano, com o pessebista.
A escolha de Gustavo é vista por parlamentares como um gesto de Lula a Motta, em meio ao clima de desconfiança por parte do Executivo. Além disso, representa uma oportunidade de reaproximação com o União, ainda que a interlocução ocorra exclusivamente com o grupo governista da legenda, de olho nas eleições de 2026.
O nome foi uma indicação do União Brasil, após saída de Celso Sabino. O ex-ministro foi expulso da legenda após desrespeitar uma orientação da cúpula para deixar o governo Lula, em meio ao anúncio do desembarque do União Brasil da base governista. Mesmo após a decisão interna, ele permaneceu à frente do ministério
