O governo Lula (PT) deve instalar na próxima semana o comitê com integrantes do Planalto e lideranças empresariais para discutir as possíveis reações ao tarifaço anunciado pelo presidente norte-americano Donald Trump. O vice presidente Geraldo Alckmin (PSB) deve liderar o grupo.
A lista de empresários que vão participar das reuniões ainda não foi divulgada, mas a ideia é reunir representantes de todos os setores mais impactados. Além disso, Rui Costa, da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais, Fernando Haddad, da Fazenda, e Mauro Vieira, das Relações Exteriores devem participar.
A expectativa é que já na segunda-feira 14 Lula publique o decreto que regulamenta a Lei de Reciprocidade. O mecanismo, aprovado pelo Congresso em abril, permite ao governo federal reagir a países ou blocos econômicos que criarem medidas de restrição às exportações brasileiras.
A lei já foi citada por Lula ainda na quarta-feira 9, em resposta às decisões de Trump. “Qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da lei brasileira de reciprocidade econômica”, disse o presidente.